Tudo começa em ti
O ser humano é muito propício a criar hábitos, vícios e rotinas, talvez porque assim se sinta mais seguro.
Há quem prefira aprisionar-se numa rotina em vez de enfrentar uma mudança, seja ela boa ou má.
Vejamos este simples exemplo: toda a gente sabe que fumar faz mal, certo? Perde-se qualidade de vida, gasta-se dinheiro, enfim... Então porquê manter esse hábito?
Mas existem ainda outros vícios tão severos quanto esse… os da personalidade. A teimosia, acharmos que somos superiores aos outros, ou o contrário, termos a auto-estima demasiado em baixo esses são vícios igualmente prejudiciais e bem difíceis de alterar.
São poucos as pessoas que conseguem admitir os seus defeitos e menos ainda as que têm coragem para combate-los.
Preferimos ‘tapar o sol com a peneira’ e usar o nosso tempo com as coisas dos outros, com a vida dos outros ou simplesmente com as nossas dificuldades/adversidades.
Tudo começa em nós, tudo provem de nós e se nos alterarmos por dentro vamos, com toda a certeza, alterar tudo o que nos rodeia.
Pergunte-se a si mesmo/a: ‘Como posso melhorar?’, ‘Quais são as minhas melhores qualidades?’, ‘O que posso fazer para limar as arestas que faltam limar?’.
Devemos perguntar isto sem ceder à tentação de culpar a vida, ou os outros, por aquilo que passámos e nos tornámos; porque foi ao passarmos por esses momentos mais complexos que nos tornámos melhores Seres...
(este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico)
’
Comentários