Como é ter 40 anos?
Ter mais de 40 anos é ter vontade de voltar no tempo, de ficar jovem novamente, e não contar isso para ninguém.
É ter mais cansaço, mais fome, mais barriga e, mais saudade. Ao mesmo tempo, menos paciência, menos coragem e, menos amigos.
Ter mais de 40 anos é lembrar-se de situações que aconteceram há mais de 20 anos atrás (duas décadas).
É dar valor às coisas que desprezava e, desprezar as coisas que antes dava valor.
É perceber que apesar de não parecer, a vida é fácil, basta apegar-se menos e criar menos expectativas.
É aceitar as coisas como são, não por comodismo, mas por experiência e, simplesmente deixar o que não te apetece. Isso serve tanto para as roupas, objectos, comidas ou pessoas.
Depois dos 40 aprende-se que as pessoas são o que são. Por isso não tente mudar ninguém e, não aceite que tentem te mudar.
É ter mais medo, por reconhecer as consequências dos atos. Medo de ir embora e de dizer adeus. Medo de que coisas más aconteçam e de tomar decisões erradas.
Mas o melhor é que depois dos 40 alcança-se aquela tão sonhada liberdade. A liberdade de não dever nada a ninguém, de ser quem quiser, de ir e vir sem pedir permissão.
Se é bom ter 40 anos? Claro que sim.
É óptimo perceber que já se foram os tempos de inseguranças, que ninguém morre de amor e, que também é possível se divertir e ser feliz independentemente do peso e da aparência.
É descobrir que por mais que se tenha vivido, ainda é possível se emocionar da mesma forma como quando deu o primeiro beijo, quando se apaixonou ou quando teve filhos.
A pior parte de se ter 40 é saber que seguimos rumo aos 50, mas a melhor parte também é seguir rumo aos 50, afinal, ainda temos tempo para realizar sonhos e, o mais importante, com muito mais tranquilidade.
Não tenham medo, vivam os quarenta!
Fonte: 40RTY and Me
Comentários