Os jogos mentais dos homens narcisistas
Você já se apaixonou por homens narcisistas? Pois… eles são tão sedutores que nem parecem padecer desse distúrbio. Mas a verdade é que um narcisista pode ser uma das personalidades mais difíceis de lidar.
E o que é exactamente um narcisista? O conhecimento público descreve-o como uma pessoa apaixonada por si mesma, mas essa não é a formulação correcta. Pondere um narcisista apaixonado por uma auto-imagem idealizada que ele nunca pode esperar alcançar. Está a ver a diferença? Apesar da auto-estima aparentemente descontrolada e do comportamento exorbitante, no fundo, ele sente-se como um patinho feio e ferido. Tente manter isso na mente da próxima vez que as ‘luzes’ se acenderem ao deparar-se com os jogos mentais que os homens narcisistas usam nos relacionamentos.
O vazio da conversação
Com um narcisista não existe uma conversa de duas vias. É como se estivesse a falar para o vazio. No momento em que os seus pontos de vista não se alinharem com os dele, espere para ser corrigida, rejeitada ou ignorada. E ai da esposa ou namorada que comete o erro de tentar mudar a conversa noutra direcção menos centrada nele. O seu ‘amoroso’ narcisista irá rapidamente mudar o tema de conversa de volta para onde deveria estar - falando sobre ele. Nunca haverá qualquer interesse genuíno pelos seus sentimentos, sonhos ou opiniões, simplesmente porque isso não é importante para ele. O importante é que você alimente o seu ego em todas as oportunidades. Parece um divertimento, certo? Mas não é!
As coisas como são
Se parece que há outro significado que não seja impressionar as pessoas (incluindo você) com todas as suas coisas, não está errado. Esse é um característico comportamento narcisista. Pense no que se disse atrás. Ele tenta acompanhar uma auto-imagem distorcida. Ele pensa que uma pessoa com a sua grandiosa estatura precisa de muitos ‘troféus’ para provar que é melhor do que - bem - todo o mundo.
Esse complexo de inferioridade aparece em todas as facetas da sua vida: relacionamentos românticos e sexuais, aparência física, dinheiro, religião, vida profissional e muito mais. É cansativo estar envolvido com um narcisista, se não seja por outro motivo, além da sua incessante motivação para mostrar às pessoas que ele é melhor do que todos eles. A exibição destina-se a proclamar o mérito de absoluta admiração de toda a gente que ele conhece.
O encantador de serpentes
Não há dúvida de que, à primeira vista, um narcisista pode ser um verdadeiro encantador. Se lhe parece que o ‘seu’ homem mudou no momento em que sentiu que a ‘tinha’, isso não é nenhuma surpresa. Uma personalidade narcisista é frequentemente descrita como persuasiva e carismática - um verdadeiro tipo de pessoa que vive a vida em permanente festa. O problema aparece quando ele fica entediado, ou sente que você não tem mais nada para lhe oferecer. É quando a atenção pára e ele está pronto para encontrar uma nova pessoa a quem impressionar. Esse jogo mental, em particular, pode ser terrivelmente destrutivo para a outra metade do relacionamento.
O que pode fazer para mudar isso? Infelizmente não muito
O fundamental é que amar um narcisista pode ser quase impossível. A sua melhor aposta é estar ciente desse distúrbio em particular e nunca se envolver muito com uma pessoa que suspeita ter essas tendências. Provavelmente haverá necessidade de aconselhamento sério e de longo prazo, e mesmo isso pode não ter muita chance de sucesso. Lembre-se, o narcisista acredita que é superior e mais esperto do que o conselheiro, portanto, dá pouca importância ao que o profissional tem a dizer. O potencial abuso mental e emocional sofrido pelas mãos desse tipo de pessoa pode tornar a vida extremamente infeliz.
Um narcisista não tem outra motivação que não seja a de mostrar às pessoas à sua volta que ele é melhor do que eles. A exibição destina-se a proclamar o seu mérito pela absoluta admiração de toda a gente que ele conhece.
Um narcisista não tem outra motivação que não seja a de mostrar às pessoas à sua volta que ele é melhor do que eles. A exibição destina-se a proclamar o seu mérito pela absoluta admiração de toda a gente que ele conhece.
Se acha que ele pode ter uma tendência narcisista, não ande, fuja!
Fonte: PositiveMed

Comentários