Não julgue os outros
Estava pensando como seria a vida se pudéssemos vê-la pelos olhos de outra pessoa. Se eu me enxergasse com os olhos dos meus pais, talvez entendesse porque me criticam ou o quanto sou importante. Se eu me visse através dos olhos de meu desafeto, seria mais fácil perceber meus próprios defeitos. Se eu me enxergasse através dos olhos dele, talvez entendesse o que deixa feliz, o que o deixa triste. Se eu enxergasse minha vida com olhos de qualquer outra pessoa, talvez percebesse o quanto a minha vida é bela e o quanto sou feliz.
Como diz Friedrich Nietzsche, 'aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música…'
Muitos sabem seu nome, mas não a sua história. Sabem o que você faz, mas não pelo que passou. Todas as pessoas que você conhece estão enfrentando uma batalha que você não sabe nada a respeito. Trate todos bem.
A partir do momento que você para de julgar os outros, você para de se importar com o que os outros acham de você. Por uma vida com mais leveza e menos julgamento.
O que é Gentileza? É a qualidade do que é gentil, do que é amável. Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas.
A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadosa, distinta e delicada.
Atos de gentileza podem ser praticados, no dia a dia, por pessoas gentis. Que podem deixar seu dia muito melhor:
Ceder o assento às pessoas idosas ou com deficiência;
Agradecer às pessoas que lhe fazem favores;
Cumprimentar as pessoas, com um bom dia, boa tarde ou boa noite;
Pedir licença quando precisar passar pela frente das pessoas;
Dar passagem ao carro de outra faixa, que precisa passar na sua frente;
Elogiar, sempre que possível, as pessoas com quem convive.
As gentilezas devem ser praticadas com lhaneza, ou seja, com sinceridade e simplicidade, pois melhoram o convívio entre as pessoas.
Fonte: Resiliência Humana
Comentários