Marte e Plutão retrógados e o impacto no seu quotidiano
Aviso à navegação: os próximos meses não vão ser fáceis. Os 'culpados' serão Marte, o planeta que representa as nossas lutas e tensões, impulsos e pulsões, e Plutão, o senhor das profundas transformações interiores, que entram em movimento retrógrado. O que aí vem? Zangas, conflitos interiores e exteriores, tensão. Para quê? Para ganharmos uma perspectiva mais correta sobre o nosso lugar, e conquistarmos com maior segurança o que realmente queremos na vida.
De tempos a tempos os planetas ficam retrógrados, parecendo que 'andam para trás'. Quando isso acontece, somos obrigados a repisar situações do passado, como se tivéssemos ficado presos numa lição que ainda não aprendemos bem.
Marte, o Deus da guerra, está retrógrado desde 17 de Abril e permanecerá até 30 de Junho no signo de Sagitário, o que nos obriga a lidar com as situações com maior tolerância, paciência e abertura de espírito. Marte rege a nossa agressividade, a garra e a paixão, a energia, o início de qualquer projecto ou relação, o impulso dinamizador. Quando este planeta está retrógrado, tudo o que se relaciona com qualquer um destes aspectos da nossa vida se torna mais difícil, surgindo obstáculos, dificuldades e, sobretudo, exaltando-se os ânimos, porque Marte rege a energia.
Em 18 de Abril, Plutão, o planeta das grandes transformações e revoltas interiores e a superação dos nossos demónios interiores, também entrou em movimento retrógrado até ao dia 26 de Setembro, o que, associando-se à energia de Marte, nos irá ajudar a canalizar melhor a nossa energia, a pensar duas vezes antes de agir, a concentrarmos os nossos esforços naquilo que vale realmente a pena.
O que podemos esperar deste período?
Nesta fase a liberdade individual e os direitos de cada um estarão em destaque, pois Marte encontra-se no ardente signo de Sagitário, muito exigente em questões de liberdade e também profundamente preocupado com questões existenciais. Assim, tenha especial cuidado em situações em que precise de unir esforços a outra pessoa, em que dependa de outrém ou em que haja outras pessoas que dependem de si, pois estas relações estarão mais debilitadas, os ânimos andam exaltados e as discussões podem estalar num instante. Os assuntos ligados ao poder, ao sexo, à intimidade - áreas preferidas de Plutão - estarão também em grande destaque. Haverá a tendência para querer medir forças e defender afincadamente o seu ponto de vista, mesmo que não tenha razão. Cuidado!
Como podemos viver esta fase da melhor forma?
Em primeiro lugar, mantenha-se longe de confusões e não se envolva em lutas que não são suas. Deixe a poeira assentar, como se costuma dizer. Esta fase desaconselha totalmente o início de projetos, os casamentos, a firmação de contratos, o início de negócios. Pode fazê-los, claro, mas conte com maiores obstáculos e imprevistos. Evite intrometer-se na vida dos outros e não dê conselhos que ninguém lhe pediu, mesmo que se trate de filhos, irmãos, do seu conjuge ou de alguém muito próximo. Neste período, lembre-se sempre da grande máxima "a minha liberdade termina onde a tua começa". Respeitar o espaço do outro é fundamental para ter paz durante estes meses de turbulência.
Com Plutão retrógrado poderá ter, inevitavelmente, de lidar com assuntos do passado, que voltam a bater-lhe à porta. Respire fundo, não se precipite. Desenvolva a sua capacidade de compreensão e aprenda a planificar melhor as suas atividades, crie estratégias e aprimore as suas ações para poder alcançar melhores resultados.
Quem será mais afectado?
Os signos de Fogo, especialmente Carneiro, regido por Marte, e Sagitário, onde Marte se encontra, são aqueles que perdem mais facilmente as estribeiras e que estarão, também, sob maior pressão durante este período. Haja calma! Balança e Gémeos, em oposição a estes signos, também são afectados por esta influência. Capricórnio, onde está Plutão, e Escorpião, signo por ele regido, serão 'empurrados' pelo Universo para fazerem transformações profundas na sua vida e dentro de si próprios, assim como Caranguejo e Touro. Quando, em Setembro, Plutão retomar o seu movimento directo, poderão descobrir que uma parte de si 'morreu', dando lugar a uma nova pessoa, mais forte e mais segura de si, como uma Fénix renascida.
Embora estes sejam os signos mais directamente afectados por estes movimentos planetários, todos os outros estão também 'na linha de fogo'. Por isso, prepare-se para ter de inspirar fundo e contar até 10 muitas vezes... Só custa ao princípio, e esta fase vai fazer de si uma pessoa muito mais tolerante, e bem mais consciente de quem é, do que valoriza, e do que precisa realmente.
Fonte: Maria Helena
Comentários