Ho’oponopono, a técnica do perdão e cura
![]() |
| Sinto muito, Me perdoe, Eu te amo, Sou grato/a |
Na década de 70, a filosofa havaiana Kahuna Morrnah Simeona disseminou uma ferramenta de auto cura ancestral conhecida como Ho’oponopono, prática milenar, muito utilizada pelos Kahuna e pelos xamãs.
Mais tarde, o Dr. Hew Len, discípulo de Simeona, ficou famoso no mundo inteiro por ter, supostamente, curado uma ala completa de pacientes criminosos que sofriam de distúrbios mentais, sem nunca ter medicado, examinado, conversado ou visto os pacientes.
Esta técnica consiste em promover a cura dos mais diversos males que atingem os seres humanos, repetindo apenas 4 mantras que, segundo a tradição havaiana, são capazes de nos libertar dos problemas, curando feridas internas e consequentemente, proporcionando o mesmo a quem está à nossa volta.
Partindo do pensamento simples, ‘todos somos um’, em que o mal que há no outro também habita dentro de mim, é promovida uma resolução dos nossos próprios conflitos internos, para só depois gerar uma resolução dos conflitos externos. Ou seja, primeiro tratamos dos nossos conflitos internos, depois essa energia de mudança emana até atingir os outros.
Segundo Simeona, são algumas memórias do passado, experiências, amarras sociais, políticas ou religiosas, que começam por definir a nossa vida, e praticando o Ho’oponopono limpamos o ‘histórico’ de amarguras e conflitos, deixando a energia da vida fluir naturalmente.
São 4 as frases, que devem ser repetidos para si mesmo como um mantra, em voz alta, ou em tom de murmúrio:
Sinto muito, Me perdoe, Te amo, Sou grato/a
Sinto Muito – reconhece que algo penetrou no seu sistema mental, invoca então o perdão interior pelo que lhe trouxe aquilo.
Me perdoe - você está limpando o caminho para que a cura se manifeste, além de atrair para si a energia do Amor.
Eu te amo - Esta é a frase mais importante, diz o Dr. Hew Len. De acordo com a técnica, nós somos 100% responsáveis pelo outro, fazemos parte dele, assim como ele faz parte de nós. Ao dizer ‘eu te amo’, você transmuta a energia bloqueada, que se manifesta naquele problema, em bons fluidos.
Sou grato/a - manifesta gratidão e a fé de que tudo será resolvido para o bem maior de todos os envolvidos.
Como Praticar?
De acordo com os praticantes dessa técnica de perdão e cura, pode ser praticado sempre que sentir essa necessidade.
Um tipo de problema começou a incomodá-lo, um comportamento alheio ou qualquer outra situação que desperte um sentimento mau dentro de si, repita algumas vezes os quatro mantras, tendo em mente os seus significados e as suas funções.
Não existe uma ordem específica, as frases podem ser colocadas na sequência que for melhor para aquele momento. Também pode repetir quantas vezes achar necessário, até uma única vez.
Apenas um aparte: se a pessoa não está, em consciência, disposta a perdoar, o resultado não será satisfatório.
Vamos praticar?
(este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico)

Comentários