Somos mutantes...
A medicina está em ti e não a usas... |
‘Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar a nossa biologia pelo que pensamos e sentimos’, diz Deepak Chopra no seu livro Saúde Perfeita.
As nossas células estão constantemente a ‘bisbilhotar’ os nossos pensamentos e a ser modificadas por eles. Um episódio de depressão pode arrasar o teu sistema imunológico. Em contrapartida apaixonares-te pode fortifica-lo tremendamente.
A alegria e a harmonia mantém-nos saudáveis e prolongam-nos a vida.
A lembrança de uma situação negativa liberta o mesmo fluxo de hormonas e substâncias biológicas que o stress.
As tuas células estão constantemente a processar todas as tuas experiências e a metabolizá-las de acordo com os teus pontos de vista pessoais. Não se pode simplesmente captar dados isolados e confirmá-los com juízos de valor. Transformas-te na interpretação quando a interiorizas.
Quem estás deprimido pela perda de emprego projectas tristeza por todo o corpo – a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormonas baixa, o ciclo de sono é interrompido, os neurotransmissores na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas tornam-se mais viscosas e até as tuas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.
Este factos reforçam a grande necessidade de usarmos a nossa consciência para criarmos o corpo que realmente desejamos. Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa se sentir tranquila. A ansiedade por causa de um exame acaba por passar, assim como a depressão motivada pela perda de um emprego.
Shakespeare não estava sendo metafórico quando, através do seu personagem Próspero, disse: ‘Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos’. O processo de envelhecimento pode ser combatido diariamente.
Queres saber como está o teu corpo hoje? Então recorda-te do que pensaste ontem.
Queres saber como estará o teu corpo amanhã? Observa os teus pensamentos e emoções hoje.
‘A causa da doença é geralmente muito complexa, mas uma coisa é certa: ninguém provou ainda que é necessário adoecer.’
A medicina está em ti e não a usas. A doença vem de ti mesmo e não te dás conta…
(este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico)
(este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico)
Comentários