Homenagem aos meus (e teus) gatos


O Nico e o Twiggy

Hoje apetece-me homenagear os meus (e teus) gatos.

Ter um gato em casa pode fazer muito bem à nossa saúde e de acordo com Centers for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos, os gatos e o seu ronronar dão aos donos mais do que apenas um apoio emocional.

O gato pode até contribuir para a saúde física. Quando ronrona, o animal cria vibrações de 20 e 140 Hz, que são consideradas terapêuticas para muitas doenças.

Por incrível que pareça, estudos têm associado o ronronar de gatos à redução do stress, diminuição dos sintomas de dispneia, diminuição das chances de ter um ataque cardíaco e até mesmo o fortalecimento dos ossos.

Fofura felina


O Nico e o Tobias, no seu melhor... dormindo

Ora vê os benefícios do ronronar dos gatos:

1. Diminui o stress - logo acalma os nervos - Todos sabemos que o stress é a forma como o corpo responde a qualquer pressão ou ameaça. Quando te sentes sobrecarregado, o sistema nervoso responde libertando uma carga enorme de hormonas do stress, incluindo adrenalina e cortisol. O ronronar de um gato pode reduzir o stress, acalmando os nervos.

2. Combate a dispneia - Nada é mais assustador do que aquela sensação de não ser capaz de respirar. Essa é precisamente a sensação da dispneia. Pessoas que sofrem de dispneia descrevem-na como uma forte sensação de asfixia. O teu amigo de quatro patas pode ajudar gerando vibrações, provocadas pelo ronronar, que podem reduzir os sintomas de dispneia.

3. Fortalece os ossos - O processo de cicatrização de um osso fracturado tem três fases: inflamação, produção de osso e remodelação óssea. Para ser mais específica, as vibrações com frequências de 25-50 Hz são as melhores, mas as de 100 a 200 Hz também ajudam.


Os manos Tobias e Nico 
O doce Twigy...

4. Ajuda os músculos, tendões e ligamentos - Os músculos, tendões e ligamentos curam-se de maneira muito diferente daquela dos ossos. Se o osso está partido, consolida-se e torna-se mais forte.

No entanto, se o músculo está danificado, ele fica mais fraco, menos flexível e, portanto, vulnerável a uma nova lesão. As vibrações do ronrom dos gatos também podem fazer maravilhas nos músculos, tendões e ligamentos. Funciona quase como as vibrações das taças tibetanas.

5. Previne ataque cardíaco - De acordo com o estudo, graças ao ronronar, os donos de gatos têm 40% menor risco de ter um ataque cardíaco. Mas, se tens um gato, não penses que isso é suficiente e não saias a correr para comprar um gorduroso hambúrguer. O ronronar felino ajuda, mas dieta e exercícios continuam a ser as melhores formas de prevenção de doenças cardiovasculares.

Curioso, não é?

Concluindo. Se não tens ainda, chegou a altura de teres. Um gato, pois então, e experimentares tudo o que atrás foi dito sobre as benesses de conviver com este Ser de quatro patas.


O Nico, guerreiro resistente e único...


(este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico)



Comentários

Os mais lidos

A mulher alfa e a beta

O poder do perdão

Conselhos de puta velha

8 princípios para mudar a sua vida

20 princípios ancestrais dos povos nativos