6 dicas fáceis para viver em modo… feliz
Para a maioria do comum dos mortais, ser constantemente feliz não é fácil.
Primeiro, tens que resolver todos aqueles irritantes problemas no trabalho e em casa. Depois tens de lidar com o stress diário que vem de todos os diferentes ângulos. E depois ainda precisas de parar de te preocupares, de teres pensamentos negativos e outros medos que constantemente invadem a tua mente. Por outras palavras, ser constantemente feliz é impossível... Ou não é?
Nos últimos anos, os especialistas da ciência da mente e psicologia começaram a reunir hábitos diários específicos, práticas e 'hacks cerebrais' que colocam a mente humana num estado constante e incondicional de felicidade - mesmo nas mais desoladoras circunstâncias.
Queres fazer de cada dia, um bom dia? Então segue estas dicas simples para alcançar um fluxo constante de alegria e positividade na tua vida:
Dica 1 - Expressa gratidão
De Oprah a Wayne Dyer, passando por Eckhart Tolle, muitos dos principais especialistas do mundo sobre a felicidade humana têm preconizado o poder da gratidão na mudança de vida. E porquê?
Diversos estudos realizados por especialistas mostraram que a gratidão expressada frequentemente aumenta a felicidade e a realização, reduz o stress e a depressão, e alivia até mesmo os sintomas de doença.
Um estudo específico do Dr.Robert A.Emmons concluiu que pessoas que anotaram apenas 5 coisas por que eram gratos em cada semana eram 25% mais felizes do que aqueles que não o fizeram.
Etapas na acção: Mantém um diário de gratidão e escreve pelo menos uma coisa que sejas grato no início de cada dia.
Dica 2 – Pratica exercício regularmente
Toda a gente sabe que o exercício é a pedra angular da saúde e boa condição física. Sabias que, mesmo apenas alguns minutos de exercício diário pode impulsionar completamente o ponto de ajuste da tua felicidade?
No livro A Vantagem da Felicidade, o psicólogo Shawn Anchor aponta um experimento em que usou medicação, exercício e uma combinação dos dois para ajudar três grupos de pessoas que sofriam de depressão.
Seis meses depois, 38 por cento do grupo que tinha usado a medicação tinha melhorado, assim como 31 por cento do grupo que tinha usado a combinação de medicação e exercício.
Não estás deprimido? O exercício também é uma óptima maneira de estimular o teu cérebro com 'sumos de felicidade’- incluindo as endorfinas e a proteína conhecida como BDNF (factor neurotrófico derivado do cérebro).
Etapas da acção: Se estás a precisar de tempo, escolhe um treino de alta intensidade (HIIT), que te dá todos os benefícios de um longo treino tradicional em apenas alguns minutos por dia.
Dica 3 - Dorme o suficiente
Vários estudos mostram que a qualidade de sono afecta directamente a qualidade de vida.
A falta de sono causa estragos no cérebro de várias maneiras, incluindo a capacidade da amígdala que controla as alterações de humor, a deterioração do tecido cerebral e o acréscimo de adenosina, um produto químico de indução à fadiga.
Um estudo realizado pelo conhecido blogue BPS ResearchDigest mostra ainda que a falta de sono torna-te mais sensível às emoções negativas, como o medo e a raiva, enquanto te desliga das emoções positivas.
Etapas da acção: Permite-te desfrutar de pelo menos 7 horas de sono de qualidade por noite.
Dica 4 – Concentra-te nos relacionamentos
Quer sejas introvertido ou extrovertido, a pesquisa mostra que todos obtêm emoções positivas ao estarem ligadas às pessoas de que gostam.
O psicólogo Daniel Gilbert, especialista da felicidade em Harvard, tem uma bela forma de enquadrar os relacionamentos. Diz ele: ‘Estamos felizes quando temos família, somos felizes quando temos amigos e quase todas as outras coisas que pensamos fazer-nos felizes são realmente apenas maneiras de obter mais família e amigos.’
Etapas da acção: Sai do Facebook por um tempo e convida um amigo ou um membro da família, idoso, para uma refeição ou café - e não te fiques por aí. Mantém-te em contacto!
Dica 5 – Medita regularmente
Certamente já ouviste falar dos inúmeros benefícios da meditação. Sabias que essa antiga prática também cria mudanças que aumentam a felicidade física no teu cérebro?
A meditação tem sido indicada para harmonizar as mudanças positivas na amígdala, na preservação da massa cinzenta, e na redução do nível de actividade do padrão do cérebro em Modo de Rede; que é responsável por desencadear o seu indutor de stress ‘monkey mind’ (termo budista).
O resultado? Mais calmo, mais positivo e mais feliz, não apenas quando estás a meditar, mas durante todo o dia.
Etapas da acção: começa a meditar durante pelo menos 5 minutos por dia, ou de manhã antes de começar o teu dia, ou à noite antes de dormir - de preferência ambos!
Dica 6 – Aumenta a produção de serotonina
A serotonina é um neutransmissor produzido no trono encefálico que retransmite sinais de uma área do cérebro para a outra. A falta de serotonina está associada a uma variedade de distúrbios mentais e emocionais, incluindo depressão e ansiedade.
Por outro lado, quando aumentares a produção deste produto químico no cérebro, o teu humor e comportamento melhorarão sensivelmente.
- toma nutrientes, incluindo a vitamina B6, vitamina B12 e o ácido 5-amino HTP
- adiciona mais grãos de alta proteína na tua dieta, como quinoa e amaranto
- apanha sol para absorver um pouco de vitamina D
- recebe uma massagem (sim, leste bem, uma massagem!)
Et voilá, espero que estas dicas sejam postas em prática!
(este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico)
Comentários