6 dicas fáceis para viver em modo… feliz



Para a maioria do comum dos mortais, ser constantemente feliz não é fácil. 

Primeiro, tens que resolver todos aqueles irritantes problemas no trabalho e em casa. Depois tens de lidar com o stress diário que vem de todos os diferentes ângulos. E depois ainda precisas de parar de te preocupares, de teres pensamentos negativos e outros medos que constantemente invadem a tua mente. Por outras palavras, ser constantemente feliz é impossível... Ou não é?

Nos últimos anos, os especialistas da ciência da mente e psicologia começaram a reunir hábitos diários específicos, práticas e 'hacks cerebrais' que colocam a mente humana num estado constante e incondicional de felicidade - mesmo nas mais desoladoras circunstâncias.

Queres fazer de cada dia, um bom dia? Então segue estas dicas simples para alcançar um fluxo constante de alegria e positividade na tua vida:

Dica 1 - Expressa gratidão

De Oprah a Wayne Dyer, passando por Eckhart Tolle, muitos dos principais especialistas do mundo sobre a felicidade humana têm preconizado o poder da gratidão na mudança de vida. E porquê?

Diversos estudos realizados por especialistas mostraram que a gratidão expressada frequentemente aumenta a felicidade e a realização, reduz o stress e a depressão, e alivia até mesmo os sintomas de doença.

Um estudo específico do Dr.Robert A.Emmons concluiu que pessoas que anotaram apenas 5 coisas por que eram gratos em cada semana eram 25% mais felizes do que aqueles que não o fizeram.

Etapas na acção: Mantém um diário de gratidão e escreve pelo menos uma coisa que sejas grato no início de cada dia.

Dica 2 – Pratica exercício regularmente

Toda a gente sabe que o exercício é a pedra angular da saúde e boa condição física. Sabias que, mesmo apenas alguns minutos de exercício diário pode impulsionar completamente o ponto de ajuste da tua felicidade?

No livro A Vantagem da Felicidade, o psicólogo Shawn Anchor aponta um experimento em que usou medicação, exercício e uma combinação dos dois para ajudar três grupos de pessoas que sofriam de depressão.

Seis meses depois, 38 por cento do grupo que tinha usado a medicação tinha melhorado, assim como 31 por cento do grupo que tinha usado a combinação de medicação e exercício.

Não estás deprimido? O exercício também é uma óptima maneira de estimular o teu cérebro com 'sumos de felicidade’- incluindo as endorfinas e a proteína conhecida como BDNF (factor neurotrófico derivado do cérebro).

Etapas da acção: Se estás a precisar de tempo, escolhe um treino de alta intensidade (HIIT), que te dá todos os benefícios de um longo treino tradicional em apenas alguns minutos por dia.

Dica 3 - Dorme o suficiente

Vários estudos mostram que a qualidade de sono afecta directamente a qualidade de vida.

A falta de sono causa estragos no cérebro de várias maneiras, incluindo a capacidade da amígdala que controla as alterações de humor, a deterioração do tecido cerebral e o acréscimo de adenosina, um produto químico de indução à fadiga.

Um estudo realizado pelo conhecido blogue BPS ResearchDigest mostra ainda que a falta de sono torna-te mais sensível às emoções negativas, como o medo e a raiva, enquanto te desliga das emoções positivas.

Etapas da acção: Permite-te desfrutar de pelo menos 7 horas de sono de qualidade por noite.

Dica 4 – Concentra-te nos relacionamentos

Quer sejas introvertido ou extrovertido, a pesquisa mostra que todos obtêm emoções positivas ao estarem ligadas às pessoas de que gostam.

O psicólogo Daniel Gilbert, especialista da felicidade em Harvard, tem uma bela forma de enquadrar os relacionamentos. Diz ele: ‘Estamos felizes quando temos família, somos felizes quando temos amigos e quase todas as outras coisas que pensamos fazer-nos felizes são realmente apenas maneiras de obter mais família e amigos.’

Etapas da acção: Sai do Facebook por um tempo e convida um amigo ou um membro da família, idoso, para uma refeição ou café - e não te fiques por aí. Mantém-te em contacto!

Dica 5 – Medita regularmente

Certamente já ouviste falar dos inúmeros benefícios da meditação. Sabias que essa antiga prática também cria mudanças que aumentam a felicidade física no teu cérebro?

A meditação tem sido indicada para harmonizar as mudanças positivas na amígdala, na preservação da massa cinzenta, e na redução do nível de actividade do padrão do cérebro em Modo de Rede; que é responsável por desencadear o seu indutor de stress ‘monkey mind’ (termo budista).

O resultado? Mais calmo, mais positivo e mais feliz, não apenas quando estás a meditar, mas durante todo o dia.

Etapas da acção: começa a meditar durante pelo menos 5 minutos por dia, ou de manhã antes de começar o teu dia, ou à noite antes de dormir - de preferência ambos!

Dica 6 – Aumenta a produção de serotonina

A serotonina é um neutransmissor produzido no trono encefálico que retransmite sinais de uma área do cérebro para a outra. A falta de serotonina está associada a uma variedade de distúrbios mentais e emocionais, incluindo depressão e ansiedade.

Por outro lado, quando aumentares a produção deste produto químico no cérebro, o teu humor e comportamento melhorarão sensivelmente.

Etapas da acção: Aqui estão algumas maneiras naturais para impulsionar a produção de serotonina:

- toma nutrientes, incluindo a vitamina B6, vitamina B12 e o ácido 5-amino HTP

- adiciona mais grãos de alta proteína na tua dieta, como quinoa e amaranto

- apanha sol para absorver um pouco de vitamina D

- recebe uma massagem (sim, leste bem, uma massagem!)

Et voilá, espero que estas dicas sejam postas em prática!

(este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico)

Comentários

Os mais lidos

A mulher alfa e a beta

O poder do perdão

Conselhos de puta velha

8 princípios para mudar a sua vida

20 princípios ancestrais dos povos nativos