Dica para silenciar o teu crítico diálogo interior
Todos os seres humanos têm um diálogo interior, as ‘conversas’ que temos connosco próprios sobre o dia, a aparência, as realizações, os relacionamentos, as finanças, os objectivos e os sonhos (aquela pequena voz na tua cabeça que agora pode estar a dizer: 'Diálogo interior? Eu não tenho um diálogo interior'). Pois…
Dependendo das conversas que temos connosco próprios, esse diálogo interior pode ser o que pretendemos alcançar na nossa vida pessoal, carreira ou negócio, ou ser extremamente auto crítico, impedindo-nos, desta forma, de chegar onde queremos.
A verdade é que o nosso diálogo interior é frequentemente programado por forças exteriores a nós, a partir de mensagens que absorvemos da família, dos amigos, dos meios de comunicação e da sociedade, mesmo sem nos apercebermos, mensagens essas que nos ‘obrigam’ a precisar de fazer mais, a sermos mais e a esforçarmo-nos mais.
Em vez de deixares o teu diálogo interior correr inconscientemente, tenta adaptar as conversas que estás tendo contigo mesmo/a!
Anotar num caderninho (sou fã), ainda que sejam apenas algumas notas, é uma óptima maneira de fazer isso.
O teu diálogo interior é impiedosamente crítico? Ou será que ele te pode dar o mesmo incentivo que um melhor amigo faria?
Se sentires que ele é impeditivo, experimenta um truque simples: ‘reprograma-o’ para te apoiar nos teus objetivos, em vez de te atrapalhar…
Pondera escrever um ‘mantra’ numa, duas ou três simples linhas para dizeres para ti mesmo/a quando aquela voz interior, em modo crítico, estiver presente.
Se sentires que tens uma 'conversa' negativa persistente, por exemplo, sobre o dinheiro, um poderoso mantra é dizeres para ti mesmo/a muitas vezes: 'Eu sou digno/a da abundância.'
O mesmo se aplica ao amor, saúde, felicidade, alegria, trabalho… ‘Eu sou digno/a de ser amado/a… eu sou digno/a de ser saudável…’ e por aí.
Seja qual for a tua escolha, diz (e pensa) o teu mantra regularmente e em breve obterás melhores resultados e satisfação na tua vida profissional e pessoal.
Tu és capaz!
(Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Comentários