A vida vale a pena se …
Primeiro que tudo, a vida vale a pena se você APRENDER. O que não conhece, vai magoá-lo. Tem que aprender a existir, já para não falar em ter sucesso.
A vida vale a pena se você aprender a partir das suas próprias experiências, positivas e negativas. Aprendemos a fazer as coisas bem feitas, muitas vezes fazendo-as primeiro mal feitas. Chamamos a isso um negativo positivo. Nós também aprendemos com as experiências das outras pessoas, tanto positivas como negativas.
Eu sempre disse que é pena os fracassos não darem seminários, porque as informações seriam muito valiosas - como alguém que tinha tudo, e perdeu tudo. Aprendendo com as experiências e os erros de outras pessoas.
Aprendemos com o que vemos - preste por isso atenção. Por aquilo que ouvimos - seja um bom ouvinte. Sugiro, porém, que seja um ouvinte selectivo, não deixe que ninguém despeje lixo na sua fábrica mental. Aprendemos com o que lemos. Aprenda com cada fonte. Aprenda com palestras, aprenda com as músicas, aprenda com os sermões, aprenda com conversas de pessoas que, a partir de conversas com pessoas, se interessam. Mantenha-se informado.
A vida vale a pena se você TENTAR. Não pode apenas aprender, agora tem que tentar alguma coisa para ver se pode fazê-lo. Tentar fazer a diferença, tentar fazer alguns progressos, tentar aprender uma nova habilidade, tentar aprender um novo desporto. A vida vale a pena se você tentar. Isto não significa que pode fazer tudo, mas há muitas coisas que pode fazer, se apenas tentar. Tente o seu melhor. Dê-lhe todo o esforço.
A vida vale a pena se você FICAR. Tem que ficar da Primavera até à colheita. Se se inscreveu para o dia, ou para o jogo, ou para o projecto – vá até ao fim. Às vezes, acontecem calamidades e aí é melhor sair. E esse é o fim, mas não acabe no meio. Talvez no próximo projecto você passe, mas neste, se se inscreveu, vá até o fim.
A vida vale a pena se você se IMPORTAR. Se não se importar, de todo, poderá obter alguns resultados, se se importar o suficiente, pode conseguir resultados incríveis. Importar o suficiente para fazer a diferença. Importar o suficiente para iniciar uma nova empresa. Importar o suficiente para mudar tudo. Importar o suficiente para ser o maior produtor. Importar o suficiente para definir alguns registos. Importar o suficiente para vencer.
Quatro poderosos palavrinhas: APRENDER, TENTAR, FICAR E IMPORTAR. Que diferença poderá hoje fazer na sua vida, se colocar essas quatro palavrinhas a funcionar?
Autor Jim Rohn
(este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico)
Comentários