Falando de… Lama Padma Samtem




Interessante palestra a que tive acesso, mais uma vez, por acaso…

Lama Padma Samtem, de seu nome Alfredo Aveline, é o criador, presidente e director espiritual do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), fundado em 1986 na cidade de Porto Alegre.

Sempre com um brilho no olhar e um sorriso no rosto, a que é impossível ficar indiferente pela energia que transmite, este Mestre Budista faz palestras motivacionais sobre diversos temas, economia, budismo, ecologia, relacionamentos pessoais e empresariais…

Porque faz sentido para mim, escolhi a palestra onde fala sobre Desejos e Apegos nas relações afectivas.

Lama Padma Samtem diz que o sofrimento vem sempre com uma aparência que não é de sofrimento, de outra forma não ‘embarcaríamos nele. O sofrimento vem com uma ‘cara sorridente’, um Ser faiscante, um Ser maravilhoso, uma cara de felicidade, como que a dizer: ‘Eu sou a sua Felicidade’. E nós acreditamos, estamos prontos a acreditar. Esse é um dos sinais e, se vier num ‘cavalo branco’, pior ainda. O melhor, diz ele, é aguardar uma semana.

Segundo ele, ‘se o sofrimento se apresentasse com uma cara horrível, com uma cara a que os budistas designam ‘caras finais’, ninguém o aceitaria.’

De um modo geral, o sofrimento começa com uma cara de felicidade, isso é definido no Budismo como DUKKHA (A vida é sofrimento). Quando nós aderimos aquela felicidade, imediatamente se instala o sofrimento.’

No Budismo refere que há três etapas no sofrimento: primeiro sofremos por não ter o que queremos. Depois, por ter o que queremos, mas que tememos perder. E, finalmente, o sofrimento por não termos mais o que tínhamos (sofrimento em permanências). É esse o sofrimento ligado ao desejo e ao apego. Naturalmente que ainda há sofrimentos intermediários, sofre-se porque se tem o que queria, mas não quer mais…

Vale a pena pensar nisto…


Comentários

Os mais lidos

A mulher alfa e a beta

O poder do perdão

Conselhos de puta velha

8 princípios para mudar a sua vida

20 princípios ancestrais dos povos nativos