Você sabe amar?




Aprender a aceitar as pessoas, mesmo quando elas nos desapontam, quando nos ferem com palavras ásperas ou acções impensadas, quando se afastam do ideal que criámos para elas, não é trabalho fácil.

Aprender a escutar, com os ouvidos e os olhos, com a alma e todos os sentidos.

Escutar o que diz o coração, os olhos, as mãos, a mensagem escondida por entre palavras superficiais. Descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta. Penetrar no sorriso fingido, na alegria simulada.

Aprendendo a amar, aprenderá a perdoar. O amor perdoa, apaga as cicatrizes que a incompreensão e a insensibilidade deixaram marca no coração magoado. O amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração.

Aprender a descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, valor ocultado muitas vezes pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, e pelas experiências duras vividas ao longo dos anos.

Aprender a pôr de lado as próprias dores, interesses, ambições, o orgulho, quando estes impedem o bem-estar e a felicidade de alguém!

Duas coisas podem ajudar-nos nessa tarefa: o tempo, que nos amadurece, nos faz mais humildes e aprendizes de tudo e a espiritualidade, que nos dá o conhecimento interior.

(este texto não segue as regras do novo acordo ortográfico)

Comentários

Os mais lidos

A mulher alfa e a beta

O poder do perdão

Conselhos de puta velha

8 princípios para mudar a sua vida

20 princípios ancestrais dos povos nativos