Elimine os pensamentos limitadores!




'A vida de um homem é o que seus pensamentos fazem dela'. (Marco Aurélio)

Alguma vez quis alguma coisa, mas colocou limitações para não a alcançar? Frases como: 'Quero fazer isso, mas não tenho a capacidade, não sou tão brilhante; requer muito esforço…' são pensamentos que limitam e que o impedem de conseguir aquilo que deseja.

Os pensamentos podem abrir-nos portas ou fechá-las. Isso depende de nós. Quer que os seus pensamentos lhe permitam crescer ou prefere ficar onde está e não avançar? 

A mente de escravo:

O pensamento limitador convida-o sempre a pensar no futuro e nunca no presente. Evitar fazer a viagem que você tanto deseja porque no dia de amanhã pode precisar desse dinheiro, o dilema de comprar ou não algo pelo facto de o investir em outra coisa melhor… Todos esses pensamentos o limitam, o colocam em dúvida e numa luta mental que o impede de decidir hoje, pensando sempre no amanhã.

Pense hoje! Como sempre se diz: viva o presente! Quem sabe o que acontecerá amanhã. De verdade, você quer limitar-se? Amanhã a sua vida pode mudar, você pode se arrepender de não ter feito o que queria. Portanto, faça-o agora, porque os dias passam e não se repetem, e no seu decurso tudo muda.

A mente desorganizada:

Quando a mente não está organizada, isso também se manifesta no exterior. Nossa casa, nosso próprio dormitório, nosso trabalho, nossa vida. Tudo é um caos, uma desordem na qual não sabemos por onde começar a solucionar os problemas. Isto limita a sua vida e o stressa.

Vejamos este exemplo: uma pessoa tem muito trabalho, em casa também tem suas próprias obrigações, mas está tudo um caos e ela não sabe por onde começar a organizar-se. Aqui está a questão. Se quer organizar a sua mente, organize primeiro o seu exterior. Coloque papéis em ordem, limpe a casa, organize a sua agenda, etc. Isto o ajudará e a sua mente sentirá-se-á organizada, tendo tudo claro para começar a trabalhar.

Coloque fim à bagunça!

A mente vitimista:

Existem mais pessoas vitimistas do que possa parecer a princípio. Talvez se sintam cómodas no seu papel de vítimas, mas a verdade é que a sua mente está limitada. Como?

Uma pessoa que se faz de vítima sempre pensará que o mundo está contra ela, que não alcançou o que lhe correspondia por culpa dos outros, que ninguém a ajudou… Isto só aumenta as limitações. A sua própria mente, a sua própria atitude a limitam!

Se, frente a qualquer adversidade, se sentir derrotado, o que o espera? A auto estima diminuirá, virá o sentimento de impotência, de frustração e você se encherá de raiva. E isto não é o pior, o pior é que a pessoa ficará quieta por não poder ter o controle.

É preciso mudar a forma de pensar. Ninguém está contra si, o mundo não está contra si. Deixe de culpar os outros pelas suas derrotas e aprenda a enfrentá-las para se tornar mais forte. Fazer-se de vítima não soluciona a vida e não a torna mais fácil! Justamente ao contrário, limita.

A mente insegura:

A insegurança impede-o de avançar e limita-o. Acha que não merece nada, que o pouco que vier está bom porque não se valoriza. Não é assim, não se limite!

Por que essa insegurança? Não é necessário achar-se o melhor e a pessoa perfeita para alcançar o que tiver em mente, mas é muito importante tentar.

Pense nas oportunidades que perde por se limitar dessa forma. Por exemplo, se acha que merece uma promoção, a sua insegurança impedi-lo-á de conversar com o seu chefe. Não só pedir, e sim conversar, sugerir. É o que você merece! Mas a sua mente insegura diz-lhe para se conformar com o que tem.

Do mesmo jeito acontece em outros âmbitos, como o seu relacionamento. Será que é preciso tolerar uma pessoa que o humilha, por não acreditar que você merece algo melhor? Você está limitando a sua vida! A sua felicidade! Coloque fim aos pensamentos que o limitam e seja feliz. Verá como tudo será melhor.

Sabe de algum outro pensamento que o limite? Sentiu-se identificado com isto? Se assim for, trabalhe para encontrar uma solução! Não permita que a sua vida seja regida por pensamentos que o limitam.


Comentários

Os mais lidos

A mulher alfa e a beta

O poder do perdão

Conselhos de puta velha

8 princípios para mudar a sua vida

20 princípios ancestrais dos povos nativos