Falta de conexão emocional
A intimidade sexual num casal é muito importante, mas é a conexão e a intimidade emocional que promove a longevidade das relações.
E como se nutre essa conexão emocional?
O termo conexão significa estar ligado a…
Conexão emocional significa estar ligado às emoções do outro.
E em que é que isso se traduz?
E como se nutre essa conexão emocional?
O termo conexão significa estar ligado a…
Conexão emocional significa estar ligado às emoções do outro.
E em que é que isso se traduz?
Significa interessar-se por aquilo que é importante para o outro. Envolve empatia sim, mas muito para além de estar atento às necessidades do outro.
Como reages quando ele se interessa por algo? Quando ele chama a sua atenção para algo importante para ele?
Sabias que isso pode determinar o sucesso ou insucesso da tua relação?
É através desses mesmos 'feedbacks' relativos às suas necessidades emocionais, psicológicas, físicas… mas também aos seus interesses, que o teu companheiro vai aferir e sentir se se interessa por ele e se o ama verdadeiramente.
Não estou a dizer que passe a viver a vida do seu companheiro ou que esteja atento a tudo o que acontece com ele a cada segundo, que vá jogar ou ver futebol todos os dias ou mesmo correr com ele apesar de não gostar. Nada disso!
O que estou a tentar dizer-lhe é que ao interessar-se por aquilo que é importante para o seu companheiro, ele vai sentir-se aceite, compreendido e valorizado e especialmente, vai sentir que apesar de poder ter interesses diferentes, os dele são tidos em consideração e não desprezados ou desvalorizados.
O não dar relevância, mostrar total desinteresse, ou criticar aquilo que ele/ela gostam, pode fazer com que o teu companheiro sinta que não o aceitas ou que não gostas dele e fazer com que comece a fazer o mesmo relativamente ao que gosta ou prefere. Não se trata de gostar do mesmo, trata-se de respeitar os gostos do outro.
Autor: Margarida Vieitez
Comentários